domingo, 26 de julho de 2009

6ª Tarefa da Gincana: Valorizando a parceria
A Equipe sábios da Rui homenageia a SICREDI de Panambi através de uma foto-novela que falará sobre os importantes serviços prestados por esta empresa ao povo panambiense.
Esta história ilustrada ficará a disposição da SICREDI, como um registro histórico para a posteridade, o que lembrará a parceria entre o Telecentro de Inclusão Digital de Panambi, a SICREDI e a Equipe Sábios da Rui.
Antes da foto-novela, segue abaixo um pouco da história e também alguns princípios adotados pela SICREDI.
(O texto abaixo foi retirado do site da SICREDI)
Missão
Como sistema cooperativo, valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade.
Valores
- Preservação irrestrita da natureza cooperativa do negócio.
- Respeito à individualidade do associado.
- Valorização e desenvolvimento das pessoas.
- Preservação da instituição como sistema.
- Respeito às normas oficiais e internas.
- Eficácia e transparência na gestão.
O Cooperativismo é um instrumento de organização econômica da sociedade, criado na Europa no século XIX, caracterizando-se como uma forma de ajuda mútua através da cooperação e da parceria. A sociedade cooperativa é uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais em comum, por meio de uma empresa de propriedade conjunta e de gestão democrática.
Entre os vários tipos de cooperativas, existem as cooperativas de crédito, criadas para oferecer soluções financeiras aos seus associados, constituindo-se num instrumento destes para acesso a produtos e serviços adaptados às suas necessidades e condições financeiras. Na América Latina, o cooperativismo de crédito começou em 1902, na localidade de Linha Imperial, Município de Nova Petrópolis - Rio Grande do Sul, pelas mãos do padre suíço Theodor Amstad.
Cerca de 100 projetos de responsabilidade social
As cooperativas de crédito integrantes do SICREDI participam da construção da qualidade de vida das comunidades e das categorias profissionais em que estão inseridas. Suas ações acontecem em diversas frentes, possibilitando a realização de projetos e eventos em benefício da sociedade e a valorização da cidadania.
Seja por meio de iniciativas nascidas no próprio Sistema ou no apoio a programas sociais desenvolvidos em parceria com outras entidades, as cooperativas de crédito SICREDI buscam difundir a cultura da cooperação, acreditando que, mais do que doar, é essencial criar condições para que os cidadãos possam capacitar-se e crescer.
A partir desta perspectiva, desenvolve mais de 300 iniciativas em prol do bem-estar das comunidades nos cinco estados onde estão localizadas as Centrais SICREDI: Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Deste total, cerca de 100 são projetos de destaque focados em setores primordiais para o equilíbrio social do País, como desenvolvimento do agronegócio, educação, esporte, mobilização solidária, meio ambiente, empreendedorismo e saúde.
Os resultados positivos destas ações vão além da mensuração em números, contribuem de forma real para a formação de pessoas conscientes de seu papel social e comprometidas com a construção de um Brasil cada vez melhor.
VAMOS LÁ!
Esta é uma história fictícia com personagens fictícios, mas relata fatos sobre a vida de muitas famílias do interior de Panambi há algumas décadas atrás.
Era uma vez na roça....



O compadre José e sua esposa Josefina encontram o compadre Alfredo e sua esposa Bibiana próximo as propriedades rurais de ambos.




Compadre Alfredo:"Compadre José, estou pensando em investir em minha propriedade rural, nas plantações e na criação de gado".
Compadre José: "Pois é compadre, mas onde o senhor vai conseguir o dinheiro necessário para estes investimentos?"

Compadre Alfredo: "Estou pensando em pedir um empréstimo no Sicredi, muitos amigos meus fizeram isto, investiram na lavoura e estão muito satisfeitos com seus rendimentos".

Compadre José: "É uma ótima idéia compadre Alfredo".



Os compadres então tomaram esta inteligente decisão.



Um certo dia o Gerente da Sicredi, o senhor Juvenal, foi visitar a propriedade de ambos os compadres, para lhes ofertar os serviços desta Cooperativa de Crédito.



A conversa do compadre Alfredo com o senhor Juvenal foi muito produtiva, além de render bons investimentos para a lavoura do compadre Alfredo, rendeu também uma grande parceria entre ambos.




Com o compadre José ocorreu o mesmo.



Os investimentos foram muito importantes para todos.




Certo dia os filhos dos compadres e das comadres comentavam:
"A lavoura e a criação de gado de nossos pais estão progredindo muito".
"Eles disseram que vão comprar bons livros para nós estudarmos na cidade".
"Em Panambi possui uma ótima Escola chamada Rui Barbosa, e é lá que nós vamos estudar".




Os compadres contentes comentavam:
"Lá em casa está todo mundo feliz, compramos bons livros e materiais para todos os filhos estudarem".
"Pois é compadre, lá em casa acontece o mesmo, todos estão felizes com o progresso da família".


E a família do compadre José e da comadre Josefina ficou bonita no retrato.



O mesmo aconteceu com a família do compadre Alfredo e da comadre Bibiana.



Aqui estão as crianças indo em direção a Escola Rui Barbosa.



Na escola, no primeiro dia de aula, todos estão felizes e otimistas com este importante acontecimento que é o acesso a boa educação.


Durante a aula aprendem muito, conhecem novos amigos, professores, a direção da escola e participam de tudo com muito interesse e alegria.



E foi assim que muitas famílias panambienses progrediram.
Parabéns Sicredi pelos importantes serviços prestados em prol do povo panambiense.












quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tarefa da Gincana - Oficina de Talentos

Prezados Cidadãos Panambienses

Entre todas as tarefas que poderiam ser realizadas pela Equipe Sabios da Rui, escolhemos uma que era de grande emergência para as pessoas carentes de Panambi.
Acreditamos que toda e qualquer tarefa em prol do Município e da comunidade panambiense é de suma importância para todos, por isso parabenizamos qualquer ação beneficente que seja realizada. Mas gostariamos de ressaltar que decidimos fazer algo que precisava ser feito com urgência, e que não podia esperar; devido a estação do ano em que estamos, que é o inverno com seus dias de frios rigorosos, com suas geadas e ventos.
Percebemos também, através de pesquisas que fizemos, que há pessoas que morrem de frio no Brasil e no mundo, sem falar nos hospitais que estão cada vez mais lotados de crianças e idosos, muitos destes, vítimas do frio.
Aqui em Panambi, há muitas pessoas carentes, cuja probreza é tão grande que não possuem sequer um agasalho para vestir. Conforme o Presidente da SAEBA (Sociedade Assistencial Evangélica Bom Abrigo), o SR. Joel Jacobs, "muitas crianças acabam não indo para a escola no inverno devido a falta de agasalhos, relatam os pais que procuram a SAEBA". Por isso a Equipe Sabios da Rui realizou uma nobre e fraterna tarefa: arrecadou na comunidade e Escola Rui Barbosa agasalhos em prol das pessoas carentes de Panambi.






Equipe Sábios da Rui e os agasalhos arrecadados



Equipe Sabios da Rui entregando os agasalhos na SAEBA



O Senhor Joel Jacobs e Equipe Sábios da Rui



Agasalhos doados



Senhor Joel Jacobs mostrando vídeo para a Equipe sobre os trabalhos assistenciais da SAEBA







Senhor Joel Jacobs sorteia brindes para a Equipe



Senhor Joel Jacobs agradecendo e Parabenizando a Equipe



Foto da Equipe Sabios da Rui em frente a SAEBA