domingo, 26 de julho de 2009

6ª Tarefa da Gincana: Valorizando a parceria
A Equipe sábios da Rui homenageia a SICREDI de Panambi através de uma foto-novela que falará sobre os importantes serviços prestados por esta empresa ao povo panambiense.
Esta história ilustrada ficará a disposição da SICREDI, como um registro histórico para a posteridade, o que lembrará a parceria entre o Telecentro de Inclusão Digital de Panambi, a SICREDI e a Equipe Sábios da Rui.
Antes da foto-novela, segue abaixo um pouco da história e também alguns princípios adotados pela SICREDI.
(O texto abaixo foi retirado do site da SICREDI)
Missão
Como sistema cooperativo, valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade.
Valores
- Preservação irrestrita da natureza cooperativa do negócio.
- Respeito à individualidade do associado.
- Valorização e desenvolvimento das pessoas.
- Preservação da instituição como sistema.
- Respeito às normas oficiais e internas.
- Eficácia e transparência na gestão.
O Cooperativismo é um instrumento de organização econômica da sociedade, criado na Europa no século XIX, caracterizando-se como uma forma de ajuda mútua através da cooperação e da parceria. A sociedade cooperativa é uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais em comum, por meio de uma empresa de propriedade conjunta e de gestão democrática.
Entre os vários tipos de cooperativas, existem as cooperativas de crédito, criadas para oferecer soluções financeiras aos seus associados, constituindo-se num instrumento destes para acesso a produtos e serviços adaptados às suas necessidades e condições financeiras. Na América Latina, o cooperativismo de crédito começou em 1902, na localidade de Linha Imperial, Município de Nova Petrópolis - Rio Grande do Sul, pelas mãos do padre suíço Theodor Amstad.
Cerca de 100 projetos de responsabilidade social
As cooperativas de crédito integrantes do SICREDI participam da construção da qualidade de vida das comunidades e das categorias profissionais em que estão inseridas. Suas ações acontecem em diversas frentes, possibilitando a realização de projetos e eventos em benefício da sociedade e a valorização da cidadania.
Seja por meio de iniciativas nascidas no próprio Sistema ou no apoio a programas sociais desenvolvidos em parceria com outras entidades, as cooperativas de crédito SICREDI buscam difundir a cultura da cooperação, acreditando que, mais do que doar, é essencial criar condições para que os cidadãos possam capacitar-se e crescer.
A partir desta perspectiva, desenvolve mais de 300 iniciativas em prol do bem-estar das comunidades nos cinco estados onde estão localizadas as Centrais SICREDI: Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Deste total, cerca de 100 são projetos de destaque focados em setores primordiais para o equilíbrio social do País, como desenvolvimento do agronegócio, educação, esporte, mobilização solidária, meio ambiente, empreendedorismo e saúde.
Os resultados positivos destas ações vão além da mensuração em números, contribuem de forma real para a formação de pessoas conscientes de seu papel social e comprometidas com a construção de um Brasil cada vez melhor.
VAMOS LÁ!
Esta é uma história fictícia com personagens fictícios, mas relata fatos sobre a vida de muitas famílias do interior de Panambi há algumas décadas atrás.
Era uma vez na roça....



O compadre José e sua esposa Josefina encontram o compadre Alfredo e sua esposa Bibiana próximo as propriedades rurais de ambos.




Compadre Alfredo:"Compadre José, estou pensando em investir em minha propriedade rural, nas plantações e na criação de gado".
Compadre José: "Pois é compadre, mas onde o senhor vai conseguir o dinheiro necessário para estes investimentos?"

Compadre Alfredo: "Estou pensando em pedir um empréstimo no Sicredi, muitos amigos meus fizeram isto, investiram na lavoura e estão muito satisfeitos com seus rendimentos".

Compadre José: "É uma ótima idéia compadre Alfredo".



Os compadres então tomaram esta inteligente decisão.



Um certo dia o Gerente da Sicredi, o senhor Juvenal, foi visitar a propriedade de ambos os compadres, para lhes ofertar os serviços desta Cooperativa de Crédito.



A conversa do compadre Alfredo com o senhor Juvenal foi muito produtiva, além de render bons investimentos para a lavoura do compadre Alfredo, rendeu também uma grande parceria entre ambos.




Com o compadre José ocorreu o mesmo.



Os investimentos foram muito importantes para todos.




Certo dia os filhos dos compadres e das comadres comentavam:
"A lavoura e a criação de gado de nossos pais estão progredindo muito".
"Eles disseram que vão comprar bons livros para nós estudarmos na cidade".
"Em Panambi possui uma ótima Escola chamada Rui Barbosa, e é lá que nós vamos estudar".




Os compadres contentes comentavam:
"Lá em casa está todo mundo feliz, compramos bons livros e materiais para todos os filhos estudarem".
"Pois é compadre, lá em casa acontece o mesmo, todos estão felizes com o progresso da família".


E a família do compadre José e da comadre Josefina ficou bonita no retrato.



O mesmo aconteceu com a família do compadre Alfredo e da comadre Bibiana.



Aqui estão as crianças indo em direção a Escola Rui Barbosa.



Na escola, no primeiro dia de aula, todos estão felizes e otimistas com este importante acontecimento que é o acesso a boa educação.


Durante a aula aprendem muito, conhecem novos amigos, professores, a direção da escola e participam de tudo com muito interesse e alegria.



E foi assim que muitas famílias panambienses progrediram.
Parabéns Sicredi pelos importantes serviços prestados em prol do povo panambiense.












quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tarefa da Gincana - Oficina de Talentos

Prezados Cidadãos Panambienses

Entre todas as tarefas que poderiam ser realizadas pela Equipe Sabios da Rui, escolhemos uma que era de grande emergência para as pessoas carentes de Panambi.
Acreditamos que toda e qualquer tarefa em prol do Município e da comunidade panambiense é de suma importância para todos, por isso parabenizamos qualquer ação beneficente que seja realizada. Mas gostariamos de ressaltar que decidimos fazer algo que precisava ser feito com urgência, e que não podia esperar; devido a estação do ano em que estamos, que é o inverno com seus dias de frios rigorosos, com suas geadas e ventos.
Percebemos também, através de pesquisas que fizemos, que há pessoas que morrem de frio no Brasil e no mundo, sem falar nos hospitais que estão cada vez mais lotados de crianças e idosos, muitos destes, vítimas do frio.
Aqui em Panambi, há muitas pessoas carentes, cuja probreza é tão grande que não possuem sequer um agasalho para vestir. Conforme o Presidente da SAEBA (Sociedade Assistencial Evangélica Bom Abrigo), o SR. Joel Jacobs, "muitas crianças acabam não indo para a escola no inverno devido a falta de agasalhos, relatam os pais que procuram a SAEBA". Por isso a Equipe Sabios da Rui realizou uma nobre e fraterna tarefa: arrecadou na comunidade e Escola Rui Barbosa agasalhos em prol das pessoas carentes de Panambi.






Equipe Sábios da Rui e os agasalhos arrecadados



Equipe Sabios da Rui entregando os agasalhos na SAEBA



O Senhor Joel Jacobs e Equipe Sábios da Rui



Agasalhos doados



Senhor Joel Jacobs mostrando vídeo para a Equipe sobre os trabalhos assistenciais da SAEBA







Senhor Joel Jacobs sorteia brindes para a Equipe



Senhor Joel Jacobs agradecendo e Parabenizando a Equipe



Foto da Equipe Sabios da Rui em frente a SAEBA

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Tarefa Nº 4: VALE TUDO



De tempos em tempos, às margens do Rio Fiúza, um lobisomem aparecia para assombrar a população. Com o decorrer dos anos este lobisomem passou a aparecer novamente à beira dos rios, nos matos e até em algumas empresas de Panambi. Devido às suas últimas aparições, alguns moradores que moram perto do Rio Fiúza começaram a contar como tudo começou há algumas décadas atrás.

Certo dia, alguns pescadores estavam pescando tranquilamente...

...felizes com os peixes que conseguiram fisgar, até que, uivos horríveis surgem do mato.

Quando os pescadores percebem, um lobisomem vem lhes atacar. Os pescadores gritam tanto que perdem a voz, eles correram, alguns desmaiaram e foram carregados. Eles nunca esqueceriam aquele dia.

O lobisomem por algum tempo parou de assombrar a população, parecia que a paz havia voltado a Panambi.

Até as lavadeiras, que haviam parado de lavar roupa no rio voltaram à rotina.

Até que, certo dia, quando estas senhoras estavam indo em direção ao rio, uma fera as seguia sem elas perceberem.

Quando a fera atacou, a reação das lavadeiras foi a mesma

dos pescadores: gritos e demaios.

Mesmo assim, alguns dias depois as lavadeiras voltaram ao rio para lavar roupas.

Quando tudo parecia tranquilo, o lobisomem atacou. As lavadeiras gritaram apavoradamente e fugiram.

Contam elas que o lobisomem prometeu voltar.

O que chama atenção desta história é que, o lobisomem, mesmo anos depois, voltou a atacar, desta vez rompendo os limites dos matos e dos rios, se dirigindo até a cidade, assustando pessoas nas ruas e nas firmas que funcionam à noite.

A promessa de voltar feita pela fera parece que foi cumprida.

O terror que havia sumido de Panambi há décadas atrás, voltou assustar a população. Uns dizem que o lobisomem é um homem que se transforma em uma fera, outros dizem que é uma mulher, ou seja, uma lobisoma.

Seja o que for, coloca medo em todo mundo.


APRESENTAÇÃO DA QUARTA TAREFA PARA OS ALUNOS DA

4ª SÉRIE DA ESCOLA RUI BARBOSA :

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tarefa nº 3: MOSTRANDO A CARA

ENTREVISTA COM O PREFEITO
MIGUEL SCHMITT-PRYM
A Equipe Sábios da Rui entende que o Prefeito Miguel Schmitt-Prym é a cara da cidade, pelo fato de já ter sido Prefeito Municipal e, na última eleição, ter sido escolhido mais uma vez para o cargo no Executivo, o que demonstra uma decisão democrática dos Cidadãos Panambienses. A população, ao eleger novamente o Prefeito Miguel, está também lhe destacando como um cidadão que é a cara de Panambi.
EQUIPE SÁBIOS DA RUI: PREFEITO MIGUEL, quais são seus planos para os próximos anos de seu mandato?


PREFEITO MIGUEL: Pretendemos:

- sortear mais alguns terrenos em alguns bairros da cidade;

- ampliar a Escola Waldenor Winkler;

- serão asfaltadas pelo menos as ruas principais dos bairros mas vamos tentar fazer todas;

- um ginásio coberto perto da creche;

- ampliação nos postos de saúde;

- isto entre várias coisas que estamos pretendendo ainda fazer, e que já estamos começando.

EQUIPE SÁBIOS DA RUI: Que projetos já tiveram início, e o que já fez de mais importante?

PREFEITO MIGUEL:

- iluminamos as quadras de areia no Ginasião;

- estão sendo ampliadas as creches;

- beneficiamos a população com algumas casas e terrenos;

- estamos fazendo asfaltos nos bairros;

- mudamos o Conselho Tutelar para um terreno próprio;

- foram feitas casas populares;

- estamos chamando as pessoas cujos terrenos foram sorteados no meu útimo mandato, mas não foram pagos, e vamos dar as pessoas que realmente precisam e que vão valorizar o seu terreno;

- estão em construção 17 casas no Loteamento Armindo João Stalhofer;

- um centro para idosos;

- recuperamos caminhões;

- trouxemos dois médicos novos para Panambi, e ainda há lugar para oito médicos;

- fizemos um refeitório para os funcionários da Prefeitura;

- contratamos 50 pessoas para a limpeza das ruas;

- estamos ampliando o posto de saúde no Bairro Zona Norte;

- compramos duas patrolas novas, quatro caminhões com caçamba e dois caminhões de lixo.

EQUIPE SÁBIOS DA RUI: E aqui na comunidade, o que o Senhor pretende fazer?

PREFEITO MIGUEL:

- pretendo ampliar o posto de saúde;
- Comprei o terreno ao lado do Centro Comunitário, para fazer uma academia, onde a comunidade poderá ir gratuitamente;
- vocês podem ver, já começamos a lidar nas ruas onde o ônibus passa, mas devido a seca, as obras estão paradas. Mas logo que chover o bastante, estaremos dando continuidade nas obras.

A Equipe Sábios da Rui agradece a atenção do Prefeito Miguel Schmitt-Prym e lhe deseja muitas vitórias em sua administração.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Outros cidadãos entrevistados pela equipe

PROFESSORA E VEREADORA NARA VIVIANE GRAEFF

Professora Nara Graeff, é com muita satisfação que a Equipe Sabios da Rui entrevista a Senhora.


Sábios da Rui: Professora Nara, como a Senhora vê a Educação no Municipio de Panambi?

Professora Nara: A Educação do Município, acredito que seja uma das melhores da região. As nossas escolas municipais, estaduais e particulares são de um nível muito bom. Teremos em breve, aqui em Panambi, a Escola Técnica Federal, que irá trazer mais oportunidades para os nossos jovens e adultos, nas áreas técnicas e de graduação. É o Ensino Federal chegando em Panambi.

Sábios da Rui: Quais foram as suas principais realizações como Secretária da Educação de Panambi?

Professora Nara: Uma das ações da nossa gestão foi colocar Panambi como um dos municípios contemplados a receber a Escola Técnica Federal. Foi uma atividade muito árdua, pois além de termos nos articulado politicamente junto a deputados e senadores, tivemos que trabahar bastante para elaborar um bom projeto e convencer o MEC da importância da Escola Federal para atender Panambi e região;

-Também inscrevemos e assinamos o termo de compromisso para sermos Pólo Presencial da Universidade Aberta do Brasil;

-O Telecentro comunitário também foi uma conquista nossa junto ao Ministério das Comunicações;

-A instalação e realziação do EJA municipal também foi um trabalho muito insistente nosso, e conseguimos implantar em nossa gestão.

Sábios da Rui: Que projetos a Senhora pretende desenvolver como Vereadora de nosso Município?

Professora Nara: Trazer a Panambi um Centro de Referência da Mulher. Este centro vai atender as mulheres em situação de risco e violência, além de outros, é claro.

Sábios da Rui: A Senhora gostaria de deixar alguma mensagem para os cidadãos de nosso Município?

Professora Nara: Que todos os cidadãos estejam sempre atentos a seus direitos, como saúde, educação, saneamneto básico, etc. Para isso é preciso que participem ao máximo das atividades da cidade, como Audiências Públicas, Fóruns, Associações de Moradores e Conselhos Municipais. Só assim será possível que o povo tenha vez e voz na sua cidade.

A Equipe Sabios da Rui agradece a sua valiosa colaboração. Um abraço fraterno para a Senhora. Desejamos sucesso na sua caminhada como Professora e Vereadora.


CANTORA EVANGÉLICA EDINÉIA LIMA

Edinéia, é com muita satisfação que a Equipe Sabios da Rui entrevista a Senhora.
Sábios da Rui: EDINÉIA, com quantos anos começou a cantar?
Edinéia Lima: Com quatorze anos comecei a cantar e desde então sonhar com essa carreira, que para mim é muito mais, é um chamado de Deus.
Sábios da Rui: Como cantora evangélica, que mensagens você procura passar às pessoas que te ouvem?
Edinéia Lima: Quero repartir com as pessoas as coisas que tenho aprendido com Jesus, e transmitir a outros a presença do Deus que mora no meu coração.
Sábios da Rui: Para você, qual é a importância da música religiosa na vida das pessoas?
Edinéia Lima: A fé vem pelo ouvir, e por meio destas canções, vidas são edificadas e muitos obtêm a fé e a salvação em Cristo Jesus.
Sábios da Rui: Já gravou algum CD?
Edinéia Lima: Sim, "Pertinho do Trono", que foi lançado em dezembro de 2007.
Sábios da Rui: Está pensando em gravar outro?
Edinéia Lima: Sim, as canções já estão sendo preparadas e servirão de benção para todos que as ouvirem.
Sábios da Rui: O que sente quando canta suas músicas?
Sidinéia Lima: Sinto um privilégio de Deus em minha vida, pois ele me escolheu para adorar em espírito e em verdade.
Sábios da Rui: Gostaria de deixar alguma mensagem para os cidadãos panambienses?
Sidinéia Lima: Deixo a todos uma palavra de "Deus", encontrada na Bíblia, no Livro de Isaias 45:22 que diz: "Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra, por que eu sou Deus, e não há outro." Um abraço, no amor de Deus. Edinéia Lima.
A Equipe Sábios da Rui agradece a Senhora pelas palavras de fé, de amor e perseverança deixadas para todos os cidadãos panambienses. Que sua carreira seja vitoriosa e que Deus te ilumine sempre.